Gestão e planejamento estratégico: a importância de planejar no agronegócio!

10/06/2020
 

Quando falamos de gestão profissional, a primeira ação que devemos considerar é o planejamento estratégico. A relevância desta ação está fundamentada no número de negócios que não resistem às adversidades do mercado.

A execução do planejamento estratégico é um desafio em todos os seguimentos, sobretudo no agronegócio. Desenvolver um planejamento estratégico eficiente em uma propriedade rural, requer muita disciplina do produtor e definição de prioridades com clareza.

Assim sendo, com a proposta de auxiliar gestores do agronegócio, iremos abordar de forma simples e clara a metodologia de planejar.

Gostou desta proposta? Então continue com a gente!

Na inconstância econômica em que estamos inseridos e na imprevisibilidade que faz parte da cadeia produtiva do agronegócio, para a sobrevivência neste mercado complexo, quando apenas alguns dos gestores participam na elaboração e implementação de estratégias. Gestores e demais envolvidos precisam compreender a importância de conhecer e perceber a gestão estratégica como uma alternativa para qualificar a gestão. Assim iniciamos nossa abordagem com a necessidade de o produtor, definir bem as atividades e ciclos da propriedade, em seguida um diagnóstico situacional deverá ser rodado, com o objetivo de entender a atual situação de cada atividade e o nível de gestão, no diagnóstico o produtor conhecerá as fragilidades e potencialidades do seu negócio, e então terá condições de partir para o próximo passo, que é a elaboração do escopo do planejamento da sua propriedade, a missão norteará o caminho que o produtor deverá percorrer para atingir seu objetivo.

As estratégias desenvolvidas através de planejamento são fundamentais para a gestão do agronegócio, através de ferramentas antes presentes no dia a dia apenas de empresas como matriz swot, linha da visão, previsão de demanda do mercado, matriz de atratividade do negócio, análise da concorrência, monitoramento da vantagem competitiva, identificação de lacunas estratégicas, indicadores de desempenho e estabelecimento de metas precisam se inserir na rotina das propriedades rurais desafiadas em compreender as mudanças no ambiente no mercado. Então planejar no agronegócio possui algumas peculiaridades que não podem ser ignoradas na medida em que a formulação estratégica visa preparar a propriedade para lidar os desafios da gestão, focado em resultados através do uso de ferramentas específicas.

Como utilizar recursos estratégicos para alcançar melhores resultados

O conceito de administração rural é relacionado a necessidade de controlar um número cada vez maior de atividades que podem ser desenvolvidas dentro de uma propriedade rural. Os profissionais da área e os produtores precisam lidar com muitas tarefas e operações diariamente, por isso a administração rural deve utilizar recursos estratégicos para alcançar melhores resultados.

Assim, qualquer tipo de ação tomada pelo proprietário ou administrador de uma propriedade no sentido de CONTROLAR alguma coisa (seja o balanceamento das rações utilizadas, suas despesas com mão-de-obra, a compra do fertilizante). Qualquer atividade ligada à administração rural, ou seja, desde questões administrativas até operações de produção são atividades que necessitam de gerenciamento.

O que pode ser controlado com o uso de ferramentas

Devido ao grande leque de assuntos que este conceito pode abranger. Faremos diversas postagens, disponibilizando conteúdo e ferramentas para administração rural utilizar recursos estratégicos para alcançar melhores resultados de gestão, visando auxiliar no dia a dia do produtor rural. Possuímos suporte para tratar as rotinas de controle de atividades, em propriedades, que estejam ligadas diretamente desde a confecção dos custos de produção até a análise da viabilidade econômica das atividades desenvolvidas.

Mais do que uma forma de facilitar a gestão das atividades de empreendimentos rurais, essas ferramentas irão auxiliar o produtor na administração rural utilizar recursos estratégicos para alcançar melhores resultados e tomar decisões com mais facilidade.

Desde a redução dos custos de produção agrícola, até o melhor uso de sementes e dos recursos naturais, as ferramentas de gestão do Agronegócio podem auxiliar o empreendedor rural de diferentes maneiras. E, ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de recurso não é apenas para grandes produtores. Eles são adequados para qualquer porte de negócio.

Veja também: Infográfico sobre Planejamento Estratégico no Agronegócio

Planejamento Estratégico No Agronegócio

Um material prático para você aplicar o planejamento estratégico na fazenda.

SCADIAgro Transparência

Para que exista coerência nas informações e nos resultados, desenvolvemos o SCADIAgro Transparência, onde auditamos os dados lançados, garantindo a consistência das informações financeiras e econômicas do negócio.

Agende uma apresentação

Já estamos presentes na maior parte do território nacional.
A SCADIAgro já atende os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Bahia, Tocantins, Pará e Piauí.

Mande sua mensagem para nós que um de nossos consultores em breve entrará em contato com você:

Artigos relacionados

Confira os conteúdos relacionados a esta solução que preparamos especialmente para você:

Gestão Rural #48

Recuperação Judicial do Produtor Rural

Neste episódio da série Gestão Rural, conversamos com o Leandro Marmo, sobre o que é Recuperação Judicial (RJ) e suas...
Boas práticas

Aqui estão 3 maneiras fáceis de se preparar para a Nota Fiscal Eletrônica em 2024

Produtor Rural, você precisa começar a usar a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) em 2024. Isso pode parecer difícil, mas eu...
Boas práticas
Gestão Rural #47

Eco Do Passado

Neste episódio da série Gestão Rural, conversamos com o Antônio da Luz, sobre dificuldades financeiras por conta da quebra de...
Boas práticas

Agende uma apresentação

Preencha o formulário de contato abaixo agendar uma apresentação:

      Entre em contato conosco

      Preencha o formulário de contato abaixo para entrar em contato conosco:

          Agradecemos pelo seu interesse!

          Para fazer o download deste material em formato PDF, clique no botão a seguir:

          O seu material será enviado por e-mail. Caso não apareça em sua caixa de entrada, verifique as mensagens de SPAM e aproveite para classificar nossos e-mails “@scadiagro.com.br” como seguros.

          Agradecemos pelo seu interesse!

          Para fazer o download deste ebook em formato PDF, clique no botão a seguir:

          O seu e-book será enviado por e-mail. Caso não apareça em sua caixa de entrada, verifique as mensagens de SPAM e aproveite para classificar nossos e-mails “@scadiagro.com.br” como seguros.