Controle de grãos por meio da tecnologia: entenda como funciona e por que fazer!

6 minutos para ler
FacebookInstagramLinkedInTwitter

No atual cenário do agronegócio, é fundamental que se busque profissionalizar cada vez mais a gestão de propriedade rural. Isso pode ser feito com o auxílio da tecnologia, que ajuda a tomar decisões precisas e a ter o controle do negócio nas suas mãos.

Quando falamos sobre controle de grãos, a tecnologia também se destaca, pois deixa o acesso à informação mais rápido e o produtor mais seguro para tomar decisões com base em informações confiáveis. O Consultor de Implantação e Suporte da SCADIAgro, Gabriel de Moura Schumann, conversou conosco sobre a importância desse processo e explicou como um sistema de gestão de propriedade rural pode ajudar.

Ficou interessado? Então, continue lendo para conferir as dicas do especialista sobre o controle de grãos por meio da tecnologia e conhecer os outros benefícios desse sistema!

Qual é a importância do controle de grãos?

Dentro de uma propriedade rural, dois pontos fundamentais devem estar alinhados para que o trabalho flua de forma correta: a parte administrativa, que envolve o controle financeiro e fiscal, e o que diz respeito ao campo, onde se inclui o controle de grãos.

Gabriel de Moura Schumann explica que o controle de grãos (entrada, estoque e saída), quando bem-feito, dá ao produtor segurança nas decisões a serem tomadas, desde a formação da lavoura até a venda do produto.

Controlando as produtividades por talhões e variedades o gestor vai conseguir identificar quais são as melhores variedades produzidas e quais são os talhões que mais se destacaram dentro da propriedade.

Isso ajuda a tomar decisões na compra de sementes e correção do solo, além de auxiliar o produtor no controle efetivo das vendas, evitando que se venda mais do que foi produzido, ou vice-versa. Afinal, para ter um bom controle de grãos, é essencial estar sempre atualizado sobre a colheita, estoque e vendas.

Como controlar grãos com o SCADIAgro?

O SCADIAgro é um sistema de gestão de propriedades rurais que tem uma série de recursos gerenciais, fiscais e financeiros — controle de pessoas, compras, contas a pagar e a receber, administração de bens, orçamentos, contratos, aplicação de insumos e outras funcionalidades inerentes à gestão da fazenda.

Uma de suas funcionalidades é o Módulo de Controle de Grãos, que tem como objetivo controlar toda a produção de cereais, desde a entrada do produto na lavoura até a sua comercialização. Como Schumann explica, “o módulo torna possível controlar a produtividade por Lavoura, Talhão e Variedade”.

Por meio da ferramenta, dá para controlar efetivamente os seguintes itens:

  • fretes de colheita;
  • descontos de armazenagem (umidade, impureza, ardidos, avariados);
  • taxa de secagem e armazenagem;
  • estoque de grãos por produtor, Inscrição Estadual e Armazém;
  • contratos de venda;
  • controle de tecnologias transgênicas.

Para o especialista, o software SCADIAgro é a melhor opção para o controle de grãos. “Ele traz agilidade no lançamento, que é efetuado de forma simples, e segurança nas informações.” Explica ainda que o sistema tem uma grande gama de relatórios de entradas de produção, estoque e vendas:

Outro diferencial é a integração com vários modelos de balanças eletrônicas, garantindo assim mais segurança nos dados de pesagem dos grãos, tanto na entrada quanto na saída de cargas.

Quais são os benefícios de usar o SCADIAgro?

Além do controle de grãos, o SCADIAgro ajuda o produtor rural em todas as outras etapas, desde o planejamento agrícola até as vendas. Confira, a seguir, os principais benefícios oferecidos pelo sistema!

Powered by Rock Convert

Planejamento

O planejamento é uma das etapas mais importantes da produção rural. Com o uso de um sistema de gestão, você consegue acessar todas as informações sobre a propriedade em um só lugar, o que torna o processo muito mais ágil e prático.

Além disso, o SCADIAgro permite que as decisões sobre a próxima safra sejam tomadas com base em dados sobre as safras passadas. Isso permite ao produtor uma visão ampla do negócio, e mais precisão na hora de traçar objetivos e metas.

Redução de custos

A saúde financeira é dos principais fatores para o sucesso de uma propriedade rural, e a tecnologia pode te ajudar muito nessa área. A digitalização das informações torna mais fácil a análise das despesas e receitas e, com essas informações disponíveis, o produtor consegue identificar pontos de atenção e gastos excessivos. Tudo isso ajuda a diminuir o custo de produção — consequentemente, aumenta a sua rentabilidade no campo.

Monitoramento de safra

Os dados cadastrados no sistema e os relatórios gerados a partir deles também auxiliam o monitoramento da safra como um todo, passando pela programação, planejamento, plantio e colheita. O SCADIAgro auxilia esse processo justamente por apresentar dados consolidados e otimizar as tomadas de decisão, além de contribuir com o controle de aplicações de fertilizantes, defensivos e manutenção de máquinas e equipamentos.

Por que ser cliente SCADIAgro?

A SCADIAgro é uma empresa com mais de 30 anos de experiência, que trabalha diariamente com o compromisso de garantir aos produtores rurais as informações necessárias para tornar a sua gestão econômica e fiscal mais sustentável e eficiente. Schumann nos conta:

a estrutura da SCADIAgro é toda voltada a atender especificamente produtores rurais, não atuando em outras cadeias do agronegócio. Portanto, é focada no resultado dos produtores e conta com técnicos e consultores que entendem desse tipo de negócio.

O especialista também destaca o suporte oferecido pela empresa:

É importante salientar que a SCADIAgro não atua somente no suporte em relação ao software, e sim no suporte ao cliente.

Sabemos que a tecnologia pode ser uma grande aliada do produtor rural. Ela vem para deixar o acesso à informação mais rápido, o que dá ao gestor muito mais segurança na hora de tomar decisões.

Quanto mais tecnologia estiver embarcada nas propriedades rurais, mais dados e informações chegarão ao produtor para tomar a decisão mais acertada.

Sabendo disso, o SCADIAgro é um sistema desenvolvido especialmente para o produtor rural, e o auxilia em diversas etapas da produção. Além do controle de grãos, é possível gerenciar toda a parte financeira, fiscal, de pessoal e as atividades referentes à lavoura.

Ficou interessado? Para conhecer melhor todos os recursos disponíveis no nosso software, entre em contato conosco, converse com nossos consultores e veja como podemos melhorar a gestão da sua propriedade!

FacebookInstagramLinkedInTwitter
Você também pode gostar

Deixe um comentário