fbpx

Custo de operação: o que é e como afeta propriedades rurais?

4 minutos para ler

Você sabe o que é o custo de operação de uma propriedade rural e o que fazer para controla-lo? Os custos em uma fazenda englobam as tarefas do dia a dia, o pagamento de funcionários, despesas com maquinário, entre outras. Para garantir a rentabilidade da safra, é preciso geri-los de forma inteligente e precisa.

Fazer essa gestão pode, a princípio, parecer algo trabalhoso e menos importante do que a lavoura em si. É com ela, porém, que é possível enxergar para onde o dinheiro está indo e fazer um planejamento para que ele seja bem gasto.

Para ajudar você a fazer um bom controle financeiro e prosperar ainda mais, desenvolvemos este post com algumas dicas. Confira!

Negocie com fornecedores

Uma das formas de controlar o custo de operação de uma propriedade rural é fazer a negociação com os fornecedores. Esse tipo de relação vai muito além de uma simples decisão sobre com quem comprar, por isso, para chegar a formas mais vantajosas de adquirir os produtos necessários sem se exceder, é preciso conhecer bem o mercado e ter poder de negociação.

O primeiro passo para começar a negociação é ter noção dos preços praticados pelos fornecedores e a qualidade dos itens comercializados. Porém, mais importante ainda é ter o conhecimento da quantidade que precisa ser adquirida, as condições de pagamento e o prazo de entrega para que o calendário de aplicações não seja comprometido. Com isso, já dá para ter um controle maior da situação e pensar em soluções para reduzir os custos tanto quanto for possível.

Powered by Rock Convert

Faça um planejamento financeiro

Ter o controle da parte financeira da fazenda é extremamente importante para saber o quanto ela gera de lucro ou, em alguns casos, de prejuízo. Com um planejamento bem feito, os gestores terão o direcionamento correto para um caminho que mire no sucesso e no alcance dos objetivos estipulados.

Para planejar essa área da fazenda corretamente, é necessário ter um controle financeiro básico de caixa e bancos. A partir dessa análise, consegue-se saber em qual situação se encontram as finanças e oferece um maior suporte para que os responsáveis possam se planejar e tomar as atitudes necessárias para que a propriedade não tenha custos maiores que a receita. Um software de gestão voltado ao controle econômico de propriedades rurais pode ajudar muito neste quesito visto que as informações podem ser consultadas com maior facilidade e rapidez.

Controle desperdícios

Controlar e até reduzir os desperdícios, sejam eles de insumos ou de gastos com produtos comprados a mais sem um planejamento prévio, é extremamente importante para quem gere uma fazenda. Isso porque é esse controle que ajuda no aumento da rentabilidade.

Para fazer um controle eficiente, é preciso tomar algumas medidas. Rever as técnicas para encontrar a forma mais rápida de executar tarefas, reavaliar as rotas de escoamento da lavoura para evitar perdas e observar a data de validade dos produtos no estoque são algumas delas. É importante também fazer a manutenção das máquinas e implementos para evitar paradas em momentos críticos.

Como você pode perceber, é preciso tomar algumas pequenas atitudes para controlar o custo de operação. É preciso lembrar, porém, de fazer um acompanhamento periódico dessas tarefas para que a rotina na fazenda continue sendo produtiva e para que o lucro continue sendo gerado.

Gostou do assunto do texto? Ficou com alguma dúvida? Já utiliza alguma dessas técnicas? Deixe um comentário e conte a sua experiência!

Você também pode gostar

Deixe um comentário