A importância do fluxo de caixa na propriedade rural

3 minutos para ler

O fluxo de caixa é uma ferramenta utilizada em grande escala por empresas, afinal, ele é a base de análises financeiras e tomada de decisões e vem ganhando espaço na rotina do produtor rural que busca profissionalizar sua gestão, que vê nele um forte aliado junto as inseguranças às quais está exposto.


O tipo de fluxo apropriado na agricultura é o projetado, no qual o produtor cria cenários com bases em premissas particulares da atividade rural como o resultado de safras anteriores, produtividade, custo operacional por há, etc.

Nesses cenários são criadas simulações com variações dessas particularidades e, diante do resultado encontrado, pode-se adotar antecipadamente ações de caráter preventivo frente às incertezas, bem como indicar metas a serem alcançadas.

Com 3 tipos de cenários é possível ter uma visão do comportamento do seu negócio dentro do ano agrícola, são eles:

►Cenário Pessimista: gerado com preços de venda de produção abaixo do praticado no mercado, taxas de câmbio elevadas, majoração de custos com insumos e baixa produtividade.

Powered by Rock Convert

Neste cenário o produtor pode estabelecer o valor dos contratos de hedge essenciais para garantia do cumprimento dos compromissos financeiros dentro dos prazos acordados, assim como estipular um valor de recursos necessários obter junto às instituições financeiras e evitar que suas operações em campo sejam interrompidas por falta de crédito. 

►Cenário Otimista: obtido com dados inversos ao cenário pessimista, esta conjuntura serve para designo de metas, tanto de produção, bem como de preço de venda para fomentar e maximizar o lucro.

►Cenário Realista: baseado nas informações presentes, taxa de cambio atual, ofertas de preços disponíveis e produtividade condizente ao andamento da lavoura, o cenário fica dentro contexto corrente trazendo o resultado a ser obtido dentro da normalidade.

Com essas informações o produtor tem uma visão dos impactos que as oscilações causam em seu negócio previamente e pode estipular uma linha de segurança baseado no cenário pessimista mas, para tanto, a construção do fluxo depende de informações singulares à sua realidade o que demanda um controle financeiro e gestão de custos confiável, prático e consolidado que traga dados fundamentados no seu próprio histórico e não em estudos de outras propriedades.

Dessa forma, com um escopo de trabalho estabelecido no nível financeiro e administrativo, o produtor rural pode dedicar mais tempo à condução da lavoura e ser pontual em decisões que afetam diretamente a produção, reduzindo os riscos e potencializando os resultados.

Você também pode gostar

Deixe um comentário