Gestão de propriedade rural: será que você está fazendo da melhor forma?

4 minutos para ler

Quando se fala em negócio rural, muita gente ainda pensa naquelas fazendas antigas, geridas apenas por planilhas simples, mas a realidade já é outra. Os produtores estão investindo cada vez mais em tecnologia, o que muda tudo num negócio — inclusive na área administrativa.

A chegada da tecnologia ao campo não é novidade. Hoje encontramos facilmente nas lavouras com máquinas com piloto automático, sistemas de irrigação com controle automatizado e modificações genéticas de qualidade. No entanto, ainda não é tão comum ver a tecnologia sendo utilizada como aliada na gestão de propriedade rural.

Será mesmo que planilhas são a melhor forma de administrar o seu negócio? Na era da gestão orientada por dados, ter um software que auxilie nessa tarefa pode significar o início de uma nova era na sua propriedade rural. Saiba como!

As vantagens do software de gestão de propriedade rural

Os sistemas de gestão de propriedade rural fazem o controle financeiro, gerencial e fiscal de cada safra. Usar esse tipo de ferramenta torna o trabalho mais eficiente e, como consequência, aumenta a lucratividade da fazenda.

Ajuda a planejar a próxima safra

Assim como em qualquer processo produtivo, o planejamento também é um passo crucial para o produtor rural. Com um sistema de gestão, você obtém informações sobre todos os setores da empresa em um mesmo lugar — assim, as decisões são tomadas com mais agilidade.

Analisando os dados sobre safras passadas, é possível ter uma visão mais ampla do negócio e trazer mais assertividade e eficiência para as próximas ações. É nessa etapa que são traçados os objetivos e definidos os orçamentos, que vão auxiliar na projeção do desempenho da próxima safra.

Powered by Rock Convert

Evita perdas

Um software de gestão de propriedade rural faz o controle completo do estoque, tanto o de insumos para aplicação nas culturas, quanto o da produção agrícola disponível para venda. A utilização do sistema permite que o produtor tenha noção real do que está trazendo lucro ou prejuízo.

Por meio da análise dessas informações, dá para prever perdas e planejar o uso do estoque de maneira eficiente, trazendo benefícios para a produção e para as vendas.

Reduz os custos da produção

Manter a saúde financeira é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Com a digitalização das informações, a análise dos custos e receitas se torna muito mais fácil e rápida. Tendo essas informações em mãos e centralizadas, o produtor rural consegue identificar gastos excessivos e pontos de melhoria, além de gerar relatórios e compartilhá-los de maneira mais prática.

Torna a logística mais ágil

Não é difícil entender por que uma logística ineficiente pode trazer prejuízos para um negócio, não é mesmo? Sem a movimentação e a distribuição adequada da produção agrícola, as chances de perdas são maiores.

Um programa voltado para a gestão de propriedades rurais pode ajudar muito nesse sentido, pois fornece informações valiosas sobre custo de produção e preços de mercado. Assim, o produtor consegue agir com mais segurança e assertividade.

Ter informações corretas sobre o seu negócio é muito importante para tomar decisões. Para isso, tê-las reunidas em um único sistema ajuda a realizar uma gestão mais sustentável e eficiente. Considerando todas essas vantagens, fica claro que o investimento em um software de gestão de propriedade rural traz grandes benefícios.

Se você é produtor e quer ter um negócio mais lucrativo, confira o nosso post sobre gestão e planejamento estratégico!

Você também pode gostar

Deixe um comentário