Gestão de propriedade rural: será que você está fazendo da melhor forma?

11/09/2019

Quando se fala em negócio rural, muita gente ainda pensa naquelas fazendas antigas, geridas apenas por planilhas simples, mas a realidade já é outra. Os produtores estão investindo cada vez mais em tecnologia, o que muda tudo num negócio — inclusive na área administrativa.

A chegada da tecnologia ao campo não é novidade. Hoje encontramos facilmente nas lavouras com máquinas com piloto automático, sistemas de irrigação com controle automatizado e modificações genéticas de qualidade. No entanto, ainda não é tão comum ver a tecnologia sendo utilizada como aliada na gestão de propriedade rural.

Será mesmo que planilhas são a melhor forma de administrar o seu negócio? Na era da gestão orientada por dados, ter um software que auxilie nessa tarefa pode significar o início de uma nova era na sua propriedade rural. Saiba como!

As vantagens do software de gestão de propriedade rural

Os sistemas de gestão de propriedade rural fazem o controle financeiro, gerencial e fiscal de cada safra. Usar esse tipo de ferramenta torna o trabalho mais eficiente e, como consequência, aumenta a lucratividade da fazenda.

Ajuda a planejar a próxima safra

Assim como em qualquer processo produtivo, o planejamento também é um passo crucial para o produtor rural. Com um sistema de gestão, você obtém informações sobre todos os setores da empresa em um mesmo lugar — assim, as decisões são tomadas com mais agilidade.

Analisando os dados sobre safras passadas, é possível ter uma visão mais ampla do negócio e trazer mais assertividade e eficiência para as próximas ações. É nessa etapa que são traçados os objetivos e definidos os orçamentos, que vão auxiliar na projeção do desempenho da próxima safra.

Evita perdas

Um software de gestão de propriedade rural faz o controle completo do estoque, tanto o de insumos para aplicação nas culturas, quanto o da produção agrícola disponível para venda. A utilização do sistema permite que o produtor tenha noção real do que está trazendo lucro ou prejuízo.

Por meio da análise dessas informações, dá para prever perdas e planejar o uso do estoque de maneira eficiente, trazendo benefícios para a produção e para as vendas.

>> Infográfico: Planejamento Estratégico no Agronegócio

Reduz os custos da produção

Manter a saúde financeira é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Com a digitalização das informações, a análise dos custos e receitas se torna muito mais fácil e rápida. Tendo essas informações em mãos e centralizadas, o produtor rural consegue identificar gastos excessivos e pontos de melhoria, além de gerar relatórios e compartilhá-los de maneira mais prática.

Torna a logística mais ágil

Não é difícil entender por que uma logística ineficiente pode trazer prejuízos para um negócio, não é mesmo? Sem a movimentação e a distribuição adequada da produção agrícola, as chances de perdas são maiores.

Um programa voltado para a gestão de propriedades rurais pode ajudar muito nesse sentido, pois fornece informações valiosas sobre custo de produção e preços de mercado. Assim, o produtor consegue agir com mais segurança e assertividade.

Ter informações corretas sobre o seu negócio é muito importante para tomar decisões. Para isso, tê-las reunidas em um único sistema ajuda a realizar uma gestão mais sustentável e eficiente. Considerando todas essas vantagens, fica claro que o investimento em um software de gestão de propriedade rural traz grandes benefícios.

Se você é produtor e quer ter um negócio mais lucrativo, confira o nosso post sobre gestão e planejamento estratégico!

Gestão tributária na profissionalização e crescimento do negócio rural

Receba agora mesmo o e-book e esteja preparado para os desafios fiscais e tributários no meio rural!

Gestão Financeira, Gerencial e Fiscal para produtores rurais

Com o SCADIAgro Software de Gestão, você pode controlar os custos de suas atividades de forma integrada, atendendo às necessidades de controle financeiro, gerencial (custos e resultado) e fiscal.

Agende uma apresentação

Já estamos presentes na maior parte do território nacional.
A SCADIAgro já atende os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Bahia, Tocantins, Pará e Piauí.

Mande sua mensagem para nós que um de nossos consultores em breve entrará em contato com você:

Artigos relacionados

Confira os conteúdos relacionados a esta solução que preparamos especialmente para você:

Gestão Rural #48

Recuperação Judicial do Produtor Rural

Neste episódio da série Gestão Rural, conversamos com o Leandro Marmo, sobre o que é Recuperação Judicial (RJ) e suas...
Boas práticas

Aqui estão 3 maneiras fáceis de se preparar para a Nota Fiscal Eletrônica em 2024

Produtor Rural, você precisa começar a usar a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) em 2024. Isso pode parecer difícil, mas eu...
Boas práticas
Gestão Rural #47

Eco Do Passado

Neste episódio da série Gestão Rural, conversamos com o Antônio da Luz, sobre dificuldades financeiras por conta da quebra de...
Boas práticas

Agende uma apresentação

Preencha o formulário de contato abaixo agendar uma apresentação:

      Entre em contato conosco

      Preencha o formulário de contato abaixo para entrar em contato conosco:

          Agradecemos pelo seu interesse!

          Para fazer o download deste material em formato PDF, clique no botão a seguir:

          O seu material será enviado por e-mail. Caso não apareça em sua caixa de entrada, verifique as mensagens de SPAM e aproveite para classificar nossos e-mails “@scadiagro.com.br” como seguros.

          Agradecemos pelo seu interesse!

          Para fazer o download deste ebook em formato PDF, clique no botão a seguir:

          O seu e-book será enviado por e-mail. Caso não apareça em sua caixa de entrada, verifique as mensagens de SPAM e aproveite para classificar nossos e-mails “@scadiagro.com.br” como seguros.