Planilha de controle de produção agrícola: será que vale a pena?

3 minutos para ler

Ninguém tem dúvidas de que um negócio rural precisa ser gerenciado, não é mesmo? Apesar de não estar inserido no mesmo contexto que outras companhias nem nos grandes centros comerciais, ele é uma empresa como outra qualquer e precisa dar lucro.

Existem algumas maneiras de fazer a gestão de uma produção rural. Antigamente, o mais comum era usar bloquinho, caneta e calculadora. Depois, com a chegada dos computadores, as planilhas de controle de produção agrícola roubaram a cena.

Mas será que esse método ainda é o mais eficiente? Neste post, trazemos alguns pontos para reflexão sobre a melhor forma de gerenciar a produção. Acompanhe!

Gasto de tempo

Ao usar planilhas de controle de produção agrícola, é necessário registrar tudo o que sai e o que entra na sua propriedade, deve-se registrar os custos e identificar as áreas de cada operação. Se você já não é mais um produtor rural iniciante, vai ter bastante coisa para registrar.

Já imaginou quanto tempo vai levar para fazer isso todos os dias? Pensando nisso, um software de gestão de propriedade rural ajuda a poupar tempo, pois esses registros podem ser feitos com poucos cliques. 

Agilidade na obtenção de dados

Se você registrar todas as movimentações de sua fazenda em planilhas, certamente terá dados sobre a produção para consultar quando for necessário. No entanto, o agrupamento dessas informações, que podem inclusive estar em planilhas diferentes, vai levar algum tempo para ser feito.

Powered by Rock Convert

Usando um software de gestão, o acesso a esses dados é muito mais rápido e fácil, já que as informações estão todas em um só lugar, além de que a busca pode ser feita por meio de filtros do próprio sistema. Tudo isso ajuda a tomar decisões acertadas e de forma mais rápida e eficiente.

Facilidade na administração de custos

Quando se trabalha com produção rural, os valores são altos e correspondem a uma variedade muito grande de tarefas. Quem usa planilha de controle de produção agrícola para gerir a parte financeira do negócio sabe que essa ferramenta uma hora se torna confusa e difícil de analisar.

Um software de gestão ajuda muito na administração dos recursos financeiros e só traz benefícios, como o conhecimento real de resultados e possibilidades de cortes de custos e aumento na lucratividade. O sistema controla todo o fluxo de caixa, contratos de compras e vendas, manutenção de máquinas e implementos, além de posicionar o produtor sobre as obrigações fiscais.

Acesso a gráficos e indicadores

Outra vantagem dos softwares sobre as planilhas de gestão é que eles oferecem gráficos e indicadores que em planilhas são mais complicados de ser gerados e atualizados. Assim, é possível analisar facilmente como os custos estão evoluindo, acompanhar metas e objetivos e planejar as próximas safras.

A SCADIAgro oferece um software completo de gestão, que acompanha o produtor rural desde o planejamento até a colheita. O SCADIAgro atende todo o controle financeiro, resultado das safras e o controle fiscal da propriedade. Por ser exclusivamente desenvolvido para produtores rurais, se torna uma ferramenta muito mais eficiente do que planilhas, pois traz as informações certas, centralizadas e em tempo real, ajudando na tomada de decisões.

Entre em contato conosco e conheça melhor os benefícios das informações que o SCADIAgro oferece para o seu negócio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário