Processo de tomada de decisão agrícola: como otimizar?

6 minutos para ler

A tomada de decisão, quando bem fundamentada, pode mudar completamente o rumo de um negócio, trazendo resultados positivos ou negativos a depender da postura adotada. Na agricultura, isso não é diferente. A definição de metas, a escolha dos insumos e até o processo de distribuição da produção são completamente afetados pelas escolhas do produtor.

É crucial que esse processo de tomada de decisão seja bem fundamentado. Só assim é possível fazer as melhores escolhas e colher os melhores resultados no futuro. Então, pensando nisso, veremos neste post como isso funciona na agricultura e quais são as melhores alternativas para otimizá-lo. Continue lendo para conferir!

A tomada de decisão na agricultura

Não é novidade para ninguém que a tecnologia está cada vez mais presente em nossa vida, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Ela traz algumas facilidades importantes, inclusive, para o produtor rural, que agora pode basear as suas decisões em dados reais e de fácil acesso.

Algum tempo atrás, decisões não eram tomadas após uma análise completa das informações da lavoura. O produtor costumava levar em conta o que Jonas Gibbon Costa, CEO da SCADIAgro, chama de “sentimento histórico”:

São informações que surgem em conversas com outros produtores em associações e sindicatos, por exemplo, e de algumas anotações de safras passadas.

Costa diz, ainda, que esse método era usado tanto em decisões financeiras quanto operacionais. Além disso, muitas vezes o processo de tomada de decisão era baseado em alguns experimentos próprios de correção de solo, fertilização e manejo:

Com isso, as decisões nem sempre são as melhores, pois não levam em consideração todas as informações e conhecimentos disponíveis.

Basicamente, quando decide optar por determinada variedade de semente poque teve bons resultados em safras anteriores, você está tomando uma decisão baseada em dados. Nesse caso, são usadas no processo as informações da sua memória — o que talvez seja suficiente para você acertar na escolha. Ainda assim, isso pode ser otimizado para a melhoria da produtividade e lucratividade.

O especialista explica que todo e qualquer processo de decisão pode ser melhorado. Para tanto, é necessário se basear em um acompanhamento completo e contínuo de indicadores reais.

Ao longo do tempo, a agricultura tem melhorado muito os seus processos, conseguindo produzir mais em menores espaços, em solos desfavoráveis e com redução de custos.

Mas, então, como melhorar esses processos? Para Costa, é preciso olhar além das porteiras.

O produtor normalmente tem seu tempo ocupado por uma grande demanda operacional e, por isso, tem dificuldades de buscar o auxílio de tecnologias. Também temos a forte cultura de que já se tem conhecimento suficiente e que as novidades, geralmente, são modismos que só trazem novos custos.

Nesse sentido, portanto, Costa defende o uso de um software de gestão agrícola como melhor forma de otimizar esse processo de tomada de decisão.

Como otimizar esse processo

De fato, o investimento em um software de gestão agrícola é a opção mais recomendada para gerenciar um negócio de modo eficiente. Esse tipo de sistema garante ao produtor muito mais agilidade de decisão, compilando todos os dados armazenados na memória e transformando-os em informações confiáveis e precisas, baseadas no histórico de produção.

Em outras palavras, como diz o CEO da SCADIAgro, esse tipo de sistema dá ao produtor o controle sobre as informações. Na prática, um bom software evita:

  • perda de prazos de pagamento;
  • falta de dinheiro por descontrole do fluxo de caixa;
  • perda de oportunidades de venda por desconhecimento do custo de produção;
  • investimentos desnecessários.

Assim, o produtor passa a conhecer o resultado real do negócio e a planejar baseado em safras anteriores. Podemos ainda citar outros benefícios para quem faz a gestão da propriedade rural com esse tipo de software, como:

  • aumentar ou diminuir as atividades com base em dados;
  • saber onde o negócio está posicionado em relação aos demais;
  • dimensionar melhor os investimentos;
  • saber onde fazer cortes para aumentar a rentabilidade;
  • evitar o endividamento;
  • analisar a viabilidade de cada atividade;
  • crescer com sustentabilidade econômica;
  • identificar meses mais difíceis com base no histórico de fluxo de caixa;
  • fazer apresentações de resultado de maneira mais fácil, entre outros.

Como a SCADIAgro pode ajudar você no processo de tomada de decisão

A SCADIAgro oferece um software desenvolvido especialmente para a gestão de propriedades rurais. O sistema tem funcionalidades que permitem fazer o lançamento de compras e de aplicações de insumos, de abastecimentos de máquinas, a manutenção de equipamentos, vendas e dados da colheita, além de todo o controle financeiro e fiscal do negócio.

Com todas essas informações, o produtor consegue avaliar os resultados de cada processo e planejar melhorias, como a troca de equipamentos, novas formas de financiamento, negociação com fornecedores ou a utilização de fertilizantes e defensivos mais eficientes.

Powered by Rock Convert

Tudo isso culmina em uma melhor utilização dos recursos, inclusive os financeiros, possibilitando resultados positivos para o negócio — seja pela redução de custos, seja pela melhora da produtividade ou da comercialização.

Sobre a SCADIAgro

A SCADIAgro tem mais de 30 anos de história com produtores rurais, oferecendo um sistema focado na gestão desse tipo de negócio. Nós trabalhamos diariamente com o objetivo de garantir aos produtores rurais todas as informações necessárias para tornar a gestão econômica e fiscal o mais sustentável e eficiente possível, e para tornar a fazenda ainda mais rentável.

O nosso sistema já é utilizado em grande parte dos estados brasileiros, presente em fazendas da Bahia, Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande Do Sul, Paraná, entre outros. Com ele, o produtor tem acesso (com um único lançamento) ao controle financeiro, custos de produção e controle fiscal. Isso ajuda todo o processo de tomada de decisão e evita perda de prazos e problemas com o Fisco.

Aliás, as demandas fiscais estão cada vez maiores nesse setor. Por isso, o produtor precisa prestar muita atenção quando for contratar uma ferramenta de gestão — é preciso conferir se ela atende, de fato, essas necessidades, como Imposto de Renda, LCDPR, NF-e, MDF-e, SPED Fiscal, entre outras. E nós sabemos disso.

Com o SCADIAgro ainda é possível acompanhar dados sobre compras, estoque e aplicação de insumos, controle de grãos, administração de bens, orçamento de safra, etc. Todas essas informações podem ser acessadas facilmente e analisadas a qualquer momento, servindo de base para o processo de tomada de decisão.

Então, ficou interessado? Se você acha que um sistema de gestão de propriedade rural pode ajudar você a otimizar os processos do seu negócio, entre em contato conosco e conheça agora os nossos planos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário