Tecnologias na agricultura: guia para tornar sua propriedade mais digital!

12 minutos para ler

Falar sobre tecnologias na agricultura não é mais coisa do futuro. A cada dia que passa, as propriedades rurais se modernizam e contam com recursos inovadores e extremamente úteis aos desafios do cotidiano. O tema é tão relevante que decidimos preparar este guia. A seguir, você terá acesso a informações e dicas que o ajudarão a tornar sua produção mais digital e, naturalmente, usufruir de todos os benefícios que a tecnologia oferece.

Continue a leitura para entender os impactos das inovações no meio rural e tirar suas dúvidas sobre o assunto!

Entenda como chegamos na Agricultura 4.0

Você se lembra de quando a agricultura era praticamente manual? No Brasil e no mundo, as fazendas já não são as mesmas de 50 anos atrás, não é mesmo?

A Agricultura 4.0, também conhecida como Agricultura Digital, deu fim à separação entre o mundo físico e virtual no campo e conecta dados e informações para garantir a máxima produtividade das propriedades rurais, a eficiência no controle de estoques e a redução de perdas.

Se a administração das fazendas era feita de maneira rudimentar — e até amadora —, agora diversas soluções tecnológicas baseadas em Inteligência Artificial, Big Data e Internet das Coisas são usadas com o objetivo de melhorar a produção agrícola.

A verdade é que essa foi uma longa jornada. Na época da Primeira Revolução Industrial, o campo começou seu processo de mecanização com o uso de máquinas a vapor. A chegada da Segunda Revolução Industrial trouxe o motor à combustão e introduziu os agrotóxicos na agricultura.

Os avanços da Terceira Revolução Industrial permitiram que a Tecnologia da Informação fosse introduzida às rotinas das fazendas e facilitou a comunicação e a automatização do campo. No entanto, é com a Quarta Revolução Industrial que a tecnologia entrou de vez nesse cenário e deixou todos os processos e setores mais autônomos e inteligentes.

Ou seja, ao longo dos anos, a agricultura passou por diversas modificações até chegar à fase da Agricultura Digital. E o agronegócio não para! Diversos recursos e soluções estão contribuindo para a integração da cadeia produtiva, mesclando o virtual e o real.

>>> Leia também “MANEJO DE DADOS NA PROPRIEDADE AGRÍCOLA”

Conheça as principais tecnologias na agricultura

Como vimos, o emprego de tecnologia não é, exatamente, uma novidade. Pelo contrário, há algum tempo ela vem sendo utilizada. Porém, a Agricultura 4.0 trouxe importantes avanços.

Diante do desafio de aumentar a produtividade, as propriedades rurais estão incorporando novas tecnologias aos seus processos, mas de quais recursos estamos falando? Preparamos uma lista com as principais tecnologias na agricultura. Dessa forma, você se atualiza e começa a planejar a modernização da sua propriedade. Confira!

Softwares de gestão

Os softwares de gestão voltados para a agricultura são um dos grandes exemplos de como a tecnologia pode mudar a forma com que uma propriedade rural é gerenciada. Na prática, não estamos lidando com um simples programa para computador. Esses sistemas podem ajudar em todas as etapas de produção, modernizando e facilitando o controle financeiro, gerencial e fiscal da fazenda.

Ou seja, o produtor rural tem o apoio de uma solução completa, que o auxilia em questões que podem não ser de seu domínio, mas que são imprescindíveis para seus resultados, pois conseguem, por exemplo:

Sensores

A utilização de sensores inteligentes é mais um exemplo de tecnologia na agricultura. Esses recursos monitoram a plantação e ajudam a rastrear sua saúde e necessidades básicas, como água e sais minerais. Vale a pena mencionar que o controle é feito em tempo real, o que permite que o agricultor tenha em mãos informações atualizadas e precisas para melhorar sua produtividade e reduzir suas perdas.

Atualmente, é possível encontrar no mercado diversos modelos de sensores. Com funções essenciais para o cotidiano das fazendas, eles ajudam a minimizar a incidência de doenças, pragas e contaminações, já que a correção do problema é mais rápida e eficaz. Além disso, com os dados coletados, consegue-se formular indicadores de desempenho e acompanhar de perto a performance da plantação.

Drones

Os drones são recursos de grande importância para a agricultura moderna. Eles têm múltiplas funções e facilitam a captação de imagens aéreas com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das plantas e rastrear a proliferação de pragas e doenças.

Equipadas com câmeras potentes e de excelente resolução, essas aeronaves estão dominando o campo. Isso porque o investimento é baixo e os benefícios são expressivos e favorecem a melhoria da produtividade da propriedade.

GPS Agrícola

O GPS (Sistema de Posicionamento Global) já é um recurso amplamente utilizado na agricultura brasileira e contribui de forma ativa para o monitoramento da plantação, uma vez que permite, por exemplo:

  • a localização exata de amostras de solo;
  • a coleta e análise de dados da plantação;
  • o controle de navegação de máquinas agrícolas.

Além de reduzir a necessidade de mão de obra no campo, essa tecnologia melhora a qualidade dos processos agrícolas, o que garante resultados mais expressivos — perceptível pelo aumento da produção nacional nos últimos anos.

Big Data

O Big Data faz parte do cotidiano de empresas de diversos setores e, graças à revolução tecnológica do campo, foi incorporado às rotinas das propriedades rurais.

De maneira resumida, a tecnologia se relaciona com a interpretação dos dados coletados, que é feita de forma estratégica e automatizada, uma prática que facilita a tomada de decisão do agricultor e eleva o sucesso de suas ações.

Mas isso não é tudo! Como o recurso ainda está em fase de expansão, é possível que, em breve, ele seja usado para tornar as máquinas ainda mais eficientes. Com isso, não se espante se elas conseguirem interagir, trocar informações e tomar decisões de forma autônoma.

5G

Analisando as tecnologias mencionadas, não é difícil concluir que o acesso à internet de qualidade é imprescindível nas fazendas. Afinal, os sistemas de gestão, os drones e os demais recursos precisam dela para operar com eficiência.

A boa notícia é que, depois da chegada do 4G no campo, a tecnologia 5G começa a ser usada em diversas localidades. Isso amplia a velocidade e a estabilidade das conexões e garante a introdução de novas tecnologias em todo o país. Por meio dela é possível melhorar o monitoramento de safra, otimizar os diversos setores da fazenda, gerenciar equipes e acessar dados com rapidez e segurança, especialmente com o apoio da tecnologia em nuvem.

Robótica

Por fim, não podemos deixar de mencionar a ampliação da robótica nas propriedades rurais brasileiras. Os robôs destinados ao universo da agricultura já são uma realidade, sendo aperfeiçoados a cada dia.

Atualmente, é possível contar com o auxílio de equipamentos modernos capazes de executar tarefas que, antes, demandavam a atuação humana, como plantio, colheita, fertilização e aplicação de defensivos agrícolas.

Em geral, a implementação de robôs nas fazendas contribui para o rendimento das plantações, reduz gastos com mão de obra e ainda economiza insumos.

Veja o que é um negócio de agricultura digital

Se você tinha a ideia de que as tecnologias na agricultura estavam associadas apenas ao uso de máquinas que fazem a plantio e a colheita, percebeu que essa tendência vai muito além disso, certo?

O uso de recursos tecnológicos no campo tem diferentes formatos e não se restringe à robótica. Pelo contrário, há inúmeras soluções à sua disposição e, mesmo se dedicando a processos distintos, todas contribuem para a melhoria da produtividade da propriedade.

Muito mais que sementes de melhor qualidade, defensivos agrícolas e máquinas de grande capacidade, a Agricultura 4.0 também pode ser encontrada em sistemas de gestão e em recursos que garantem a gestão moderna e eficaz da fazenda. Aliás, é por esse motivo que a agricultura digital é entendida como a aplicação de soluções que utilizam a internet e proporcionam conectividade e acesso a dados e informações, favorecendo o produtor rural focado em resultados.

Em outras palavras, estamos falando da completa integração desses dois componentes da agricultura moderna. Softwares e máquinas trabalhando juntos para garantir que a propriedade rural tenha um ótimo rendimento. Esse tipo de integração é de extrema importância para o atual cenário de mercado e, certamente, tem uma expressiva parcela de contribuição nos resultados obtidos nos últimos anos. Aliás, é válido citar alguns de seus benefícios, como:

  • aumento da produção agrícola;
  • monitoramento das atividades executadas na fazenda;
  • melhor controle fiscal e contábil da fazenda;
  • redução de custos com a produção;
  • redução de perdas e desperdícios;
  • maior sustentabilidade para as propriedades rurais.

Lembrando que o principal diferencial dessa fase é a melhoria da tomada de decisão do agricultor. Graças aos recursos à sua disposição, ele consegue fundamentar suas ações e cometer menos erros na hora de plantar, colher e cuidar de assuntos gerenciais da fazenda.

Saiba como agregar tecnologias na agricultura

Depois de todas as informações apresentadas, é preciso falar sobre a implementação de tecnologias na agricultura. Afinal, mais do que conhecer essa tendência, é necessário incorporar esses recursos à realidade de sua propriedade rural.

Para ajudá-lo, preparamos algumas dicas que garantem uma modernização rápida e eficiente, capaz de gerar resultados surpreendentes. Acompanhe!

Se dedique ao planejamento financeiro

O primeiro passo para modernizar sua produção é fazer um bom planejamento financeiro. Afinal, a aquisição de novas tecnologias exige investimentos e isso deve ser feito com planejamento e atenção.

Sendo assim, é importante compreender e monitorar seu fluxo de caixa e investir em gestão e planejamento estratégico. Quanto mais organizado você for, mais fácil será essa transição.

Entenda as necessidades de sua fazenda

Depois de estruturar e organizar o fluxo de caixa da fazenda, é essencial entender suas necessidades, desafios e obstáculos. Afinal, a tecnologia é sua aliada e o ajudará a alcançar a máxima performance.

Observe os resultados obtidos, leia relatórios e faça uma avaliação do seu desempenho, levando em consideração o atual cenário de mercado.

Esse tipo de visão é fundamental para se tornar um produtor rural de sucesso e garantir a implementação dos recursos certos ao seu cotidiano, o que evita desperdícios e proporciona uma modernização adequada às suas demandas.

Conte com parceiros de sucesso

Outra premissa para agregar tecnologia à sua propriedade rural é, sem dúvidas, o apoio de parceiros de qualidade. Isso porque, contar com o auxílio de empresas experientes e com conhecimento na área evita inúmeros transtornos e prejuízos.

É importante destacar que o meio rural tem sua própria dinâmica e obstáculos. Por esse motivo, somente empresas especializadas nesse mercado conhecem as dores e dificuldades do produtor rural e podem oferecer as soluções ideais.

Portanto, dedique-se ao processo de seleção de fornecedores de tecnologia. Independentemente de se tratar de máquinas, drones ou softwares de gestão, é fundamental checar a reputação, o suporte e a qualidade do negócio e do produto adquirido.

Implemente o software de gestão da SCADIAgro

Para finalizar as dicas, não deixe de conhecer o software de gestão da SCADIAgro. Nosso sistema é um verdadeiro aliado do produtor rural e contribui para a resolução de problemas comuns ao dia a dia de qualquer fazenda.

Os anos de expertise no mercado agrícola nos ajudaram a desenvolver uma solução completa. Ela ajuda no dia a dia da agricultura e garante o controle do fluxo de caixa, a melhor administração dos recursos disponíveis e o planejamento de novos investimentos.

Em síntese, você terá acesso a um sistema de gestão que contribui ativamente para o seu crescimento. Trata-se de uma tecnologia cada vez mais imprescindível, especialmente com o aumento da complexidade da gestão rural e com a demanda por aumento da produtividade.

Lembrando que o software de gestão da SCADIAgro é compatível com inúmeros recursos e pode ser integrado a outras tecnologias adquiridas posteriormente.

Conclusão

A agricultura não é mais a mesma e o futuro será marcado pelo uso intenso de soluções inovadoras. Seja qual for sua área de atuação, é certo que existe o desejo de conquistar uma fazenda mais produtiva, organizada e rentável.

Diante de tudo o que foi apresentado, ficou claro que o sucesso de uma propriedade rural depende de boas tecnologias e, claro, de parceiros eficientes e preparados para ajudá-lo.

A SCADIAgro é uma empresa moderna e atenta às necessidades e evoluções do campo. Para ela, o uso de recursos tecnológicos é mais que uma tendência, é uma maneira de extrair todo o potencial do solo e garantir o sucesso de uma fazenda, já que todos os setores e atividades devem estar alinhados.

Portanto, as tecnologias na agricultura, juntamente com parceiros de sucesso, permitem que as decisões sejam mais estratégicas e que o produtor rural implemente uma gestão eficiente, segura e planejada.

Pretende tornar sua produção mais digital? Entre em contato agora mesmo com a SCADIAgro!

Você também pode gostar

Deixe um comentário