Aprenda como aproveitar o máximo o sistema de gestão financeira agrícola

6 minutos para ler

Graças à tecnologia, a grande maioria dos empreendimentos utiliza hoje ferramentas altamente avançadas para executar processos de forma mais ágil e prática. E esse avanço chegou também às propriedades rurais, especialmente pelo sistema de gestão financeira.

Ainda existe certa resistência a esse avanço por parte de alguns produtores, mas isso se dá pela falta de informações sobre o assunto — principalmente com produtores que não estão buscando como saber mais sobre a rentabilidade do seu negócio.

Para solucionar esse problema, trouxemos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre os sistemas de gestão financeira e o que eles podem fazer pela sua propriedade rural. Acompanhe e tire suas dúvidas!

Qual é a importância de um sistema de gestão financeira na produção agrícola?

Antes de qualquer coisa, é necessário entendermos por que é tão importante contar com um bom sistema de gestão financeira na sua propriedade rural. Então, separamos a seguir alguns dos benefícios que esse tipo de tecnologia pode proporcionar.

Segurança na apuração de resultados

Uma das maiores dificuldades na gestão agrícola é a apuração de resultados, ou seja, saber se a safra atual deu lucro ou prejuízo. Você tem, de fato, controle sobre esse ponto?

Imagine, por exemplo, que você tem uma plantação de soja e milho, e que a primeira está dando prejuízo, mas a segunda dá lucro. Nesse caso, um resultado positivo acaba absorvendo o outro, certo? Muitos produtores, porém, não conseguem ter essa visão, justamente pois não têm um controle de gastos e receitas de cada uma das lavouras.

A partir do momento em que você começa a utilizar um sistema de gestão financeira, logo no primeiro ano, já é possível mensurar de forma exata os resultados de cada atividade. Com isso, você poderá adotar medidas para melhorar os processos utilizados, garantindo que cada uma delas gere o máximo de lucro possível.

Melhora na análise de problemas e tomada de decisões

O objetivo principal desse tipo de sistema é gerar dados que possam ser utilizados na tomada de decisões do seu negócio. Isso permite, consequentemente, que você analise problemas e tome decisões mais precisas antes que eles se transformem em um grande gargalo, por exemplo, capaz de drenar toda a capacidade produtiva da sua lavoura.

Aumento do engajamento e motivação da equipe

Outro benefício interessante é o aumento do engajamento e da motivação da sua equipe. Ao utilizar um sistema como esse, você dependerá de treinamentos que, em alguns casos, podem ser fornecidos de forma on-line. Isso é uma excelente forma de reunir os colaboradores envolvidos e melhorar práticas profissionais do seu dia a dia que tornem as atividades mais produtivas.

Vale a pena lembrar, aliás, que produtividade e lucratividade andam de mãos dadas, e é necessário investir para fomentar ambos.

Aumento da capacidade e mais velocidade na aquisição de crédito com terceiros

Quando você tem um domínio real sobre as suas finanças, é mais fácil comprovar para fornecedores e instituições financeiras que o seu negócio tem capacidade de pagamento futuro, o que beneficia de modo geral as suas negociações.

Powered by Rock Convert

Você sempre saberá quanto terá de caixa para receber e quantos contratos de venda serão fechados em cada safra, por exemplo. Isso significa, em outras palavras, que terá previsibilidade de receitas, facilitando em muito o seu acesso a diversos tipos de crédito que têm taxas mais atraentes.

Maior transparência e clareza na prestação de contas

Por fim, toda a gestão financeira da sua propriedade será mais transparente com o auxílio de um bom sistema. E assim, tendo mais controle de tudo o que foi gasto e das receitas que foram auferidas, você evitará ser pego de surpresa no momento de discutir os resultados da safra com a família, por exemplo.

Como utilizar esse sistema para melhorar resultados, na prática?

Agora, vejamos como você pode utilizar esse tipo de sistema para melhorar os seus resultados e alcançar todos esses grandiosos benefícios que mencionamos até aqui!

Registro de números e monitoramento da fazenda

De início, uma das melhores utilidades do sistema é fazer o registro e o monitoramento constante dos números do negócio. Isso permitirá que você emita todos os relatórios necessários, que serão utilizados depois na tomada de decisões melhores.

Controle financeiro

Também devemos destacar aqui a necessidade de realizar o controle financeiro e a gestão do seu fluxo de caixa. Trata-se, basicamente, de saber o quanto você gastará com determinadas ações, bem como os resultados que podem ser auferidos com essa prática — o que só é possível quando se tem um sistema capaz de registrar e visualizar tudo isso.

Alinhamento de colaboradores com o projeto

Além disso, durante as fases de implementação do sistema é importante alinhar os seus empregados para receberem as novas instruções sobre a modalidade diferenciada de trabalho. Em muitos casos, essas mudanças podem ser bastante complicadas de serem implementadas e, portanto, precisam ser muito bem trabalhadas com todos os empregados que serão, de certa forma, afetados por elas.

Como encontrar um bom sistema de gestão financeira?

Apesar de parecer simples, contratar um sistema de gestão financeira eficiente exige que se analise alguns pontos. É preciso, por exemplo, que esse software atenda às demandas específicas do seu negócio. Além disso, é importante que ele entenda de forma eficaz que o controle financeiro, apuração de resultados das atividade e as obrigações fiscais do produtor rural.

Também é importante que a empresa fornecedora desse sistema lhe ofereça um excelente suporte ao cliente. Isso inclui os treinamentos necessários para que a sua equipe possa operar as funcionalidades disponíveis, como já dissemos, além de todas as devidas atualizações, quando forem necessárias.

Ainda, é preciso que essa empresa já tenha uma boa experiência de mercado abrangendo várias regiões do nosso país. Isso garantirá que a sua contratação proporcione, de fato, todos os benefícios que mencionamos ao longo deste artigo.

Enfim, como vimos, um bom sistema de gestão financeira pode transformar a gestão de uma fazenda. Tornando todos os controles mais eficientes e evitando problemas causados pela falta de informação detalhada, essa ferramenta contribui para que a lavoura possa crescer e gerar mais lucro ao longo do tempo!

Então, se você gostou da leitura e ficou interessado, entre em contato conosco e veja como nosso podemos ajudar a sua produção!

Você também pode gostar

Deixe um comentário