Invista em um software agrícola para que a sua fazenda e conheça melhor seus resultados!

6 minutos para ler

Você já utiliza um software de gestão em seu negócio? Sabemos que os avanços da tecnologia transformaram diversos setores da sociedade, inclusive a forma como nos comunicamos, de modo geral. Naturalmente, não demorou para que todo esse avanço chegasse ao meio rural.

Os negócios agrícolas ficaram de fora dessas inovações durante alguns anos, mas aos poucos elas foram se inserindo também nesse ambiente. Agora, a cada ano surgem ferramentas e soluções para facilitar a vida do produtor rural, tanto no manejo da lavoura quanto na gestão da sua propriedade.

Neste artigo, mostraremos como essas ferramentas podem contribuir com a sua lucratividade, além de como escolher a melhor delas para o seu negócio. Continue lendo para conferir!

Qual é a importância da tecnologia na gestão agrícola?

O setor rural é responsável pela produção de matérias primas para os mais diversos produtos, bem como de alimentos essenciais ao consumo da população, em geral. Estamos tratando, portanto, de uma atividade crucial para toda a economia nacional.

Nos últimos anos, o crescimento da população brasileira foi acompanhado de perto pelo aumento do seu consumo. Consequentemente, as produções agrícolas expandiram, passando a exigir mais controle e gerenciamento por parte dos proprietários rurais — que, até então, são em grande maioria empresas familiares.

Com todo esse aumento da produção, surgiu a necessidade de se ter mais informações precisas e de qualidade. Afinal, já não era tão fácil acompanhar todas as etapas de processos de perto. Foi nesse cenário que apareceram os primeiros sistemas de gestão para produtores rurais.

Eles seguiram evoluindo até chegarmos, hoje, a softwares efetivamente robustos, capazes de proporcionar uma série de vantagens ao produtor. Assim, a pessoa que atua nesse seguimento pode ter acesso ao que há de mais avançado e, principalmente, personalizado para o seu tipo de mercado. Em outras palavras, a tecnologia deixou de ser algo restrito apenas aos empresários que atuam nas grandes cidades e atingiu o campo, proporcionando vantagens realmente valiosas para o setor.

Alguns benefícios de usar um software agrícola

Obviamente, a maioria dos produtores rurais faz uma boa gestão de seus empreendimentos. Ainda assim, é sempre possível melhorar os seus controles por meio de ferramentas avançadas, certo?

Os sistemas atuais são capazes de gerar informações extremamente precisas e, o que é ainda melhor, em apenas alguns segundos. Com isso, é possível identificar possíveis gargalos, pontos que drenam a capacidade produtiva do seu negócio. Também é possível identificar custos ou despesas desnecessários e avaliar a possibilidade de eliminá-los — ou, pelo menos, de reduzi-los a um ponto que não atrapalhem a lucratividade do negócio.

Aliás, muitos produtores rurais erram nesse quesito: na ânsia por cortar custos, acabam eliminando um gasto que está diretamente ligado com sua produção e não poderia ser alterado, o que prejudica bastante a lucratividade da propriedade.

Bom, esse é apenas um exemplo de como decisões equivocadas podem impactar diretamente o lucro do seu negócio. O fato é que o produtor rural, assim como o empresário das grandes cidades, precisa tomar decisões com base em informações sólidas e precisas sobre a sua propriedade. E a melhor forma de obter essas informações, atualmente, é utilizar sistemas de gestão como os que mencionaremos ao longo deste artigo. Continue lendo!

Powered by Rock Convert

Quais são as áreas de atuação de um software agrícola?

Uma das principais áreas de atuação de um sistema de gestão agrícola é o controle financeiro. Isso envolve a gestão de contas a pagar e a receber, a elaboração do fluxo de caixa e toda a parte gerencial da propriedade, incluindo dados como custos por hectare, por unidade produtiva etc.

Além disso, sistemas como esse fazem também a gestão fiscal, que é crucial para manter a propriedade em dia com suas obrigações para com o fisco, como apurar impostos corretamente e enviar todas as declarações e demonstrativos exigidos.

Outra função importante de um software agrícola é a apuração de custos, permitindo que o produtor acompanhe melhor os seus gastos e identifique o melhor momento para vender a produção, pois, tendo conhecimento do seu ponto de equilíbrio, decidirá de forma mais assertiva quais contratos aceitar, visto que não tem domínio sobre o preço de venda

Alguns sistemas podem ainda mostrar aos produtores o melhor momento comprar insumos, bem como se eles devem ou não fazer determinados tipos de investimento, de acordo com sua rentabilidade e viabilidade no momento.

Como escolher um bom software agrícola?

Bom, até aqui, você já viu que um sistema de gestão agrícola proporciona uma série de benefícios para o seu negócio. Para que eles sejam garantidos, no entanto, é necessário tomar alguns cuidados na hora de escolher esse sistema.

Em primeiro lugar, é muito importante verificar se o software tem boas funções de controle financeiro, como a conciliação bancária, por exemplo. Além disso, ele precisa ser simples e intuitivo, para que uma pessoa com poucos conhecimentos de informática e apenas alguns treinamentos básicos já o possa utilizar.

Outro ponto que precisa ser observado é a própria empresa fornecedora do software. É fundamental, por exemplo, que ela tenha experiência com produtores rurais e seja especialista nesse ramo. Também é importante avaliar se ela conta como uma boa equipe de atendimento, capaz de lhe fornecer informações precisas sobre as funções do sistema sempre que necessário.

Em suma, é preciso que essa empresa não seja apenas uma fornecedora de sistemas. Ela deve ter o compromisso de entregar informações de qualidade a você, para que possa gerenciar as suas atividades, controlando suas finanças, custos e demais elementos envolvidos.

Como você pode perceber, um bom software agrícola é capaz de aumentar os seus lucros e revolucionar a sua propriedade, permitindo que ela cresça com solidez e sustentabilidade. Para isso, porém, ele deverá coletar dados brutos, lapidá-los e transformá-los em informações detalhadas sobre os mais diversos aspectos da sua propriedade.

Então, gostou da leitura? Agora, se quiser saber um pouco mais sobre esse tipo de sistema, entre em contato conosco! Nossos especialistas terão prazer em ouvir as suas necessidades e oferecer as melhores ferramentas para o seu negócio.

Você também pode gostar

Deixe um comentário