Software para gestão de fazendas: como escolher o melhor para sua propriedade rural?

9 minutos para ler

A gestão de uma propriedade rural já não precisa ser feita manualmente, pois acompanhar a produção agrícola, verificar o alcance de resultados e até saber o que pode ser melhorado ficou mais fácil. Com o avanço da tecnologia, é possível contratar um software de gestão de fazendas.

Esse recurso conta com funções que economizam tempo, dinheiro e oportunidades. A escolha e o uso adequados, portanto, ajudam a propriedade a alcançar o sucesso.

Quer saber como isso funciona? Veja tudo sobre o software agrícola e aprenda como selecionar a ferramenta certa.

Importância do software para gestão de fazendas

Ao contrário do que pensam muitos produtores, o êxito de uma propriedade rural não depende apenas da produtividade. Ter uma safra elevada não é o bastante, pois não adianta alcançar altas produtividades se não acertar na armazenagem, na venda e, principalmente, no equilíbrio dos valores.

O segredo está na rentabilidade. Obter um bom retorno sobre o que foi investido é o que leva essa atividade ao sucesso. Para que isso seja possível, é essencial tomar decisões importantes e gerenciar os recursos. É nesse cenário em que o software para gestão de fazendas atua.

Ele atende às necessidades e às prioridades de cada produtor. Isso permite obter maior controle sobre as diversas partes da fazenda. Inclusive, vale pensar no uso dessa ferramenta de acordo com os “setores” da propriedade.

Operacional e manejo

A parte do campo é essencial para a produção e influencia as demais etapas. Ela inclui o controle das aplicações de materiais e o uso de insumos, como adubos, pesticidas e sementes. Também envolve o estoque desses recursos e o controle de colheita, por exemplo.

Administrativo e financeira

Para obter a rentabilidade, é indispensável ter controle sobre os aspectos financeiros e os processos. O software agrícola atua nessa gestão porque favorece a visão sobre o fluxo de caixa, sobre a contabilidade e sobre a saúde financeira da propriedade.

Patrimonial

O fator patrimonial envolve o cuidado com os bens móveis e imóveis da fazenda. O software permite acompanhar a manutenção dos equipamentos, o gasto com maquinário e os valores referentes à estrutura, como armazéns e silos.

Portanto, o software para gerenciamento de fazendas é essencial para gerar informações importantes a partir do acompanhamento. Com esses dados, é possível tomar decisões melhores, o que aumenta as chances de sucesso da propriedade.

O que um software para gerenciamento de fazendas deve conter

Tão relevante quanto reconhecer a relevância desse recurso é saber como contratá-lo. Com tantas opções no mercado, foque no que é mais importante. Desse modo, fica mais fácil aproveitar todos os benefícios.

O software agrícola pode (e deve) ter várias funções, mas o foco inicial da escolha se baseia em três critérios. Na sequência, descubra o que uma ferramenta do tipo deve conter.

Uso intuitivo

Como produtor rural, você não deseja ter uma gestão da fazenda demorada. Afinal, menos tempo no escritório representa um tempo maior para cuidar da lida no campo. Pensando por essa ótica, é essencial que a ferramenta tenha uma utilização intuitiva.

Deve ser fácil acionar e cruzar os diversos recursos disponíveis, além de adicionar os dados sem grandes dificuldades. O ideal é não precisar de uma formação específica, pois a intenção é que o software agrícola facilite a gestão, em vez de complicá-la.

Flexibilidade

Outro ponto interessante é que ele deve ser capaz de se adaptar às necessidades da propriedade rural. Oferecer planos progressivos, por exemplo, permite que o produtor escolha o que faz sentido para cada momento da fazenda.

A versatilidade também aparece no uso dos recursos. Ter a chance de gerar os relatórios de acordo com cada demanda ou poder acrescentar informações específicas são dois pontos de interesse. Quanto mais a flexibilidade facilitar o gerenciamento, melhor.

Geração de informações relevantes

Um bom software para gerenciamento de fazendas não serve apenas para manter a organização. Ele deve ser capaz de traduzir os dados em ações e decisões. Para tanto, tem que oferecer informações relevantes e que façam sentido para o cotidiano.

Isso não significa ter dezenas de opções de relatórios. Na verdade, ele deve ter alternativas estratégicas e que realmente sejam úteis, de fácil visualização e interpretação descomplicada. Assim, o processo gerencial e de tomada de decisões se fortalece.

Powered by Rock Convert

Os diferenciais da SCADIAgro

Na hora de contratar um software para gestão de fazendas, o SCADIAgro se destaca pelas excelentes características. A cada atualização, torna-se cada vez mais fácil de usar e prático para quem busca ótimos resultados para a propriedade rural.

Esse software agrícola tem diferenciais que geram efeitos positivos na sua atuação no campo. Para fazer uma boa escolha, confira quais são os destaques oferecidos pela SCADIAgro!

Três pilares de gestão

Ao contratar o SCADIAgro, você terá todas as funções mais relevantes em um só lugar. O software trabalha com 3 pilares que devem ser observados na gestão de qualquer negócio — e isso não é diferente na condução de uma fazenda. Quer ver? Confira os pilares que são trabalhados!

Controle financeiro

Faça todo o controle financeiro da propriedade por meio de operações simples. Acompanhe contas a pagar e receber e controle os contratos de venda, os pedidos de compra (inclusive, em outras moedas), os contratos de custeio e finames, por exemplo.

Também é possível fazer o fluxo de caixa, realizar um controle de caixa e bancos, executar a conciliação bancária e muito mais.

Controle gerencial

No controle gerencial, você terá a relação entre custos/resultados e as informações pontuais por atividade, fazenda, talhão ou variedade plantada, de forma rápida e fácil.

Também há indicadores técnicos e econômicos das atividades, como:

  • custos/resultados por unidade de produção (sacos, kg, cabeça etc.)
  • comparativos entre safras, culturas, fazendas e talhões;
  • gráficos de resultados gerenciais e muito mais.

Controle fiscal

O SCADIAgro também tem as ferramentas para atender a todas as exigências da legislação fiscal brasileira. A partir do controle financeiro, o software abaste automaticamente toda a parte fiscal e contábil para entrega de Imposto de Renda (inclusive, separando por CPF). Ainda otimiza a entrega de outras obrigações, como:

  • LCPDR;
  • SPED Contábil e Fiscal
  • NF-e Produtor Rural;
  • MDF-e e mais.

Com a união desses três pilares, você passa a contar com controles que favorecem a análise do fluxo de caixa. Ciente dos custos e resultados das atividades, adquire a capacidade de tomar decisões complexas em menos tempo, o que torna a gestão econômica e fiscal da propriedade mais clara e profissional.

Relatórios estratégicos

Um dos grandes diferenciais desse software para fazendas é que ele permite gerar resultados de maneira simples. Logo após a contratação, você já começa a obter os primeiros retornos em termos de informação, preparo e decisão.

Isso é possível graças aos relatórios completos e que são aplicáveis ao cotidiano de gestão. Com o de fluxo de caixa, você tem ótima construção e fácil visualização, o que permite controlar os recursos.

Também há uma versão de custos que é totalmente detalhada. Ao abrir item por item, dá para conhecer o custo global por insumos, a composição dos gastos e a aplicação. Com isso, é mais fácil ter uma visão ampla e tomar boas decisões.

Integração e produtividade

Uma das características é tão importante que merece atenção exclusiva. O software integra completamente os 3 pilares da gestão das atividades rurais. Com a solução da SCADIAgro, você só precisa dar alguns cliques para unir partes como a área financeira, fiscal e gerencial.

Um exemplo é a importação de notas fiscais eletrônicas. Em vez de lançar manualmente as notas, o próprio software busca diretamente no seu e-mail as notas a serem importadas e lançadas. Esse e outros processos diminuem os erros e o retrabalho e aumentam a produtividade. Na prática, sobra mais tempo para focar nas estratégias traçadas a partir das informações fornecidas pelo SCADIAgro.

Alinhamento fiscal

O Livro Caixa do Produtor Rural, da Receita Federal, é uma nova obrigação que vai ser cada vez mais exigida, a partir da diminuição do teto de receita para o enquadramento dos produtores rurais a essa obrigação fiscal. Em breve, a maior parte dos produtores terá que fazer o envio desse livro fiscal digital. Com a solução da SCADIAgro, você tem acesso a uma ferramenta que já está preparada para o LCDPR.

Graças às atualizações e às adaptações realizadas, você terá a certeza de que o recurso permanecerá relevante para a sua fazenda. Sem a exigência de troca e migração dá para ter mais tranquilidade no gerenciamento — e com todas as obrigações fiscais em dia.

O software para gestão de fazendas é essencial para se destacar e conseguir aproveitar ao máximo a sua propriedade rural. Para uma escolha adequada, faça uma avaliação completa de recursos e funcionamento, pois isso faz toda a diferença.

Quer explorar todos os diferenciais da solução da SCADIAgro? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário