fbpx

O que é sucessão familiar? Saiba como ela se aplica ao produtor rural!

4 minutos para ler

Basicamente, a sucessão familiar é o processo de transferência de quem está no comando das ações de uma propriedade rural para o membro da família que passará a dirigi-la em determinado momento. Muito importante para dar continuidade ao negócio e ao patrimônio da família, esse é um assunto que precisa ser bastante pensado e discutido entre os envolvidos.

Neste post, nós detalharemos um pouco melhor esse processo e daremos algumas dicas de como preparar o seu negócio para ele. Confira!

A sucessão familiar aplicada à produção agrícola

Fazer a sucessão de uma fazenda significa pensar na expansão, na continuidade e na sobrevivência da empresa rural. Esse é um processo muito importante para o ciclo vital da propriedade — sabemos, no entanto, que pode ser um assunto delicado para as pessoas envolvidas.

Com o receio de gerar conflitos entre os membros, as famílias geralmente não se preparam para esse acontecimento, o que acaba por gerar dificuldades ainda maiores em alguns casos. A forma mais eficaz de lidar com o assunto é, portanto, tratá-lo com uma comunicação aberta e honesta.

É preciso conversar e alinhar as expectativas de todos os envolvidos no processo. Somente assim será possível que todos se preparem da melhor forma, para que a fazenda continue a gerar lucros e o negócio da família não acabe com a troca das gerações.

Como se programar para administrar melhor a propriedade

De fato, o processo da sucessão pode levar algum tempo. Até por isso, é importante preparar os sucessores com antecedência e se programar para que a fazenda continue a prosperar quando chegar a hora de eles administrarem. A seguir, confira algumas dicas que podem ser úteis nesse sentido.

Invista em conhecimento

Cada indivíduo tem aptidões e habilidades diferentes, que podem refletir diretamente na decisão de como cada um contribuirá para o gerenciamento da propriedade. Alguns talvez se sintam mais à vontade no comando da propriedade, por exemplo, enquanto outros seguirão carreiras na cidade e terão papéis de acionistas na fazenda.

Aos que já estiverem decididos a participar da gestão eficiente da fazenda, é preciso investir em educação. Cursos de administração, agronomia e outros estudos relacionados podem contribuir — e muito — para o futuro da propriedade.

Powered by Rock Convert

Outro passo importante nesse sentido é que os sucessores busquem, se possível, experiências de trabalho fora do negócio familiar, para desenvolverem uma identidade profissional própria. Essa vivência, sem dúvida, contribuirá positivamente com a sua gestão.

Conte com o auxílio da tecnologia

Não há dúvida de que a realidade de trabalho no campo vem se modificando com rapidez nos últimos anos. Afinal, as propriedades rurais estão cada vez mais tecnológicas, tornando-se lugar de investimentos e pesquisas.

Como essa intimidade com ferramentas digitais é hoje indispensável, os sucessores conseguirão lidar com ela de forma mais natural. Investir em tecnologia por meio de softwares de gestão voltados para a agricultura garante diversos benefícios para a propriedade — visto que, com eles, é possível padronizar e gerenciar todas as informações da fazenda em um só local.

O uso de GPS e drones e o investimento em técnicas como sensoriamento remoto e mapeamento de fertilidade, por exemplo, também podem acabar sendo bastante atrativos para os sucessores, facilitando sua sucessão.

Entenda o mercado

Independentemente do tamanho da fazenda, é preciso ter em mente que o mercado exige respostas. Os sucessores devem ter plena noção disso para se tornarem produtores focados em resultados. Quanto maior for o entendimento de que o trabalho é voltado para o negócio, e não para a família, maior será o sucesso da propriedade.

Entender o mercado e saber do que a fazenda precisa para sobreviver também ajuda a sucessão a ser feita com mais profissionalismo. Assim, fica mais fácil que a preparação dos sucessores seja feita de forma racional, e não sentimental; com base nas capacidades de cada um aliado à identificação que tem com o negócio.

Enfim, como você pode perceber, a sucessão familiar é um processo bastante importante para as propriedades rurais. Portanto, manter um diálogo aberto com todos os envolvidos e prepará-los desde cedo pode ser a melhor forma de ter êxito.

Então, gostou deste post? Tem algo a acrescentar ou sobrou alguma dúvida? Deixe-nos o seu comentário!

Você também pode gostar

Deixe um comentário